sábado, 5 de maio de 2007

UM TURBILHÃO DE DÓLARES.

Um vórtice (ou vórtex) é um escoamento turbulento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral. Movimentos espirais ao redor de um centro de rotação. Tufão, furacão, tornado, redemoinho, um turbilhão de dólares está bom para você?
Já dá para turbinar o bolso ainda que mil furacões nos confinem ao calabouço.

Trechos de um interessante artigo extraido do jornal Folha de São Paulo:
http://www.geocities.com/fisicademais/noti/Frame31.htm
" O átomo é um vórtice; vórtice é o elétron e o núcleo; o vórtice compõe os centros e os satélites contidos no núcleo, e assim ao infinito. Existe uma belíssima hierarquia no Universo, de padrões que se repetem a distâncias variando de um planeta e sua lua até aglomerados contendo milhares de galáxias. São objetos girando em torno de outros, os de menor massa em torno dos de maior, em uma coreografia controlada pela gravidade."
Marcelo Gleiser
Professor de física teórica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "O Fim da Terra e do Céu"



Refletindo sobre os padrões do universo, podemos ver que os mesmos estão presentes nos aspectos que compreendem a natureza, o mundo animal e a humanidade com nossos sistemas sociais hierárquicos. Mentes eufóricas, meteóricas, centradas, descentradas, girando em torno de sí, de algo mais ou de menos... poeira, naves, gases e venenos.

Nenhum comentário: